Fato Relevante - 20/12/2007

AES TIETÊ S.A.
Companhia Aberta
CNPJ/MF nº. 02.998.609/0001-27 – NIRE nº. 35.300.170.555

FATO RELEVANTE

A AES Tietê S.A. ("Companhia") em cumprimento ao disposto no § 4º do artigo 157 da Lei nº 6.404/76 e nos termos da Instrução CVM nº. 358, de 03.01.2002, e demais disposições aplicáveis, comunica ao mercado que:

O Conselho de Administração, em reunião realizada em 20 de dezembro de 2007, deliberou submeter à Assembléia Geral Extraordinária (AGE), após a anuência da Agencia Nacional de Energia Elétrica - Aneel, proposta de grupamento da totalidade das ações emitidas pela Companhia, que hoje correspondem a 95.313.373.337 (noventa e cinco bilhões, trezentos e treze milhões, trezentos e setenta e três mil, trezentos e trinta e sete) ações nominativas e escriturais, sem valor nominal, sendo 49.365.302.940 (quarenta e nove bilhões, trezentos e sessenta e cinco milhões, trezentos e dois mil, novecentos e quarenta) ações ordinárias e 45.948.070.397 (quarenta e cinco bilhões, novecentos e quarenta e oito milhões, setenta mil, trezentos e noventa e sete) ações preferenciais.

As características da operação de grupamento das ações a ser submetida à aprovação da Assembléia Geral Extraordinária são as seguintes:

I. Objetivos : O grupamento visa adequar a negociação de ações de emissão da Companhia às orientações da Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA com relação a esse assunto.

II.Fator de grupamento: As ações serão grupadas na proporção de 250 (duzentas e cinqüenta) ações existentes para 1 (uma) ação da mesma espécie. Após a conclusão do grupamento, as ações da Companhia passarão a ser negociadas somente pela cotação unitária.

III. Aviso ao Mercado e Prazo para a Recomposição de Participação Acionária: Após a aprovação em AGE, a Companhia publicará um comunicado ao mercado estabelecendo prazo de 30 (trinta) dias, a contar da publicação, para que os detentores de ações ajustem, a seu livre e exclusivo critério, suas respectivas posições acionárias em lotes múltiplos de 250 (duzentos e cinqüenta) ações, por espécie, mediante negociação privada ou em bolsa de valores, de modo que suas ações não gerem frações após o processo de grupamento. Durante o período de ajuste as ações continuarão a ser cotadas em lotes de mil ações.

As operações de compra de ações para recomposição de suas posições em números inteiros poderão ser realizadas pelos acionistas por intermédio de sociedades corretoras de sua livre escolha. Visando facilitar a recomposição da participação societária em números inteiros e evitar a existência de frações de ações após o Grupamento, as operações de compra de ações aqui mencionadas também poderão ser realizadas por meio de corretora a ser indicada pela Companhia, e exclusivamente sobre a quantidade necessária para completar o próximo múltiplo de 250 (duzentas e cinqüenta) ações, sendo isentas da taxa de corretagem e dos emolumentos.

As ações da Companhia passarão a ser negociadas grupadas no dia útil imediatamente posterior ao término do período de 30 (trinta) dias concedidos para a regularização de frações. Findo o referido prazo, as eventuais frações de ações ainda detidas pelos acionistas serão grupadas em números inteiros (250 ações para 1 ação) e vendidas em leilão a ser realizado na BOVESPA, devendo os valores correspondentes serem creditados nas contas correntes dos detentores das frações. Para os acionistas cujas contas estejam paralisadas ou com o cadastro desatualizado, o valor da alienação das frações será mantido à disposição dos mesmos, na Companhia, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

IV.Desdobramento de ADR: Simultaneamente à operação de grupamento, a Companhia fará o desdobramento de ADRs de modo que 1 ADR corresponderá a 12 ADRs. Desta forma, tendo em vista que cada ADRs da Companhia atualmente representa 3.000 (três mil) ações, cada detentor de ADR passará a deter, após a alteração aqui prevista e o grupamento de ações, 12 (doze) ADRs representando, cada um, 1 (uma) ação de emissão da Companhia após o grupamento.

V.Capital social da Companhia: Com a operação de grupamento o capital social total da Companhia passará a ser representado por 381.253.493 (trezentos e oitenta e um milhões, duzentos e cinqüenta e três mil, quatrocentos e noventa e três) ações nominativas e escriturais, sem valor nominal, sendo 197.461.211 (cento e noventa e sete milhões, quatrocentos e sessenta e um mil, duzentos e onze) ações ordinárias e 183.792.282 (cento e oitenta e três milhões, setecentos e noventa e dois mil, duzentos e oitenta e dois) ações preferenciais.

São Paulo, 20 de Dezembro de 2007

AES TIETÊ S.A.
Alexandre César Innecco
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

logo índice sustentabilidade empresarial logo tiet3 logo tiet4 logo tiet11

Copyright 2015 AES Tietê - Todos os direitos reservados

Desenvolvido: RIWEB