Glossário

ACL - Ambiente de Contratação Livre. Segmento do mercado no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica, objeto de contratos bilaterais livremente negociados, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos.

Ações - Títulos que indicam a participação na propriedade de uma determinada companhia e dão direito a parte nos lucros e/ou voto nas decisões da empresa que são deliberadas em assembléia de acionistas.

Ações Ordinárias - Dão direito a voto nas decisões administrativas tomadas em assembléia de acionistas, além de direito de recebimento de dividendos.

Ações Preferenciais - Ações sem direito a voto, com prioridade no recebimento de dividendos.

Acordo de Acionistas - Acordo de Acionistas celebrado em 22 de dezembro de 2003 por e entre AES Brasil e BNDESPAR.

ACR - Ambiente de Contratação Regulada. Segmento do mercado no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica entre agentes vendedores e agentes de distribuição. As operações são precedidas de licitação, ressalvados os casos previstos em lei, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos.

ADR (American Depositary Receipt) – Recibos de ações de fora dos Estados Unidos negociados na Bolsa de Nova York. Como ações de companhias estrangeiras não podem ser negociadas diretamente no mercado americano, os papéis ficam sob custódia de uma instituição financeira, e seus recibos circulam na Bolsa de Nova York. Acabam acompanhando a variação das ações em seu país de origem e do câmbio entre os dois mercados.

AGE - Assembléia Geral Extraordinária. Reunião dos acionistas de uma empresa em caráter extraordinário, onde são decididos assuntos que não são objeto da Assembléia Geral Ordinária. Podem ser realizadas várias no mesmo exercício.

Agente de geração - Agente titular de concessão, permissão ou autorização, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de geração de energia elétrica.

AGO - Assembléia Geral Ordinária. Reunião dos acionistas de uma empresa convocada obrigatoriamente nos 4 (quatro) primeiros meses seguintes ao término do exercício social, para tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras; deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos; eleger os administradores e os membros do Conselho Fiscal, quando for o caso.

ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) - Autarquia sob regime especial, que tem por finalidade regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no Brasil, zelando pela qualidade do serviço prestado, pelo trato isonômico dispensado aos usuários e pelo controle da razoabilidade das tarifas cobradas aos consumidores, preservando, sempre, a viabilidade econômica e financeira dos agentes e da indústria.

ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) – Associação que tem como propósito promover intercâmbio de ideias, networking e conhecimento estratégico entre executivos. A ANEFAC desenvolveu o Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-Serasa Experian, conhecido como “Troféu Transparência”, que reconhece empresas que apresentam as demonstrações financeiras mais transparentes do país. O prêmio é considerado como sendo extremamente respeitado devido à seriedade e credibilidade das instituições envolvidas.

Apimec - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.

APINE (Associação Brasileira dos Produtores Independentes da Energia Elétrica) – Entidade representativa dos produtores independentes de energia elétrica que interage com os poderes executivo e legislativo e com outros organismos envolvidos com o setor elétrico brasileiro (Aneel, ONS, CCEE, etc.), além de setores influentes como do meio ambiente e da gestão hidrológica.

Área do reservatório - Área da planta à montante do barramento, delimitada pelo nível d'água máximo normal de montante.

Aumento de capital - Incorporação de novos recursos ou reservas ao capital da empresa.

Balanço de energia elétrica - Conjunto de informações da quantidade de energia elétrica, em MWh, detalhadas pelas disponibilidades e pelos requisitos do mercado de energia elétrica da concessionária.

B3 - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. Realiza dois tipos de negócio: à vista e futuro. No mercado à vista são negociados contratos de compra e venda de commodities (gado, café, açúcar, feijão e soja). Nas negociações futuras entram os contratos em dólar, índice Bovespa, juros e commodities.

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Órgão público federal que tem como objetivo financiar empreendimentos para o desenvolvimento do Brasil.

BR GAAP - Práticas contábeis geralmente aceitas no Brasil.

Câmara de Arbitragem - Entidade externa eleita pelos Agentes da CCEE destinada a estruturar, organizar e administrar processo alternativo de solução de Conflitos, que, no exercício estrito dos direitos disponíveis, deverá dirimir Conflitos por meio de arbitragem, nos termos desta Convenção e do Estatuto da CCEE.

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) - Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que atua sob autorização do Poder Concedente e regulação e fiscalização da ANEEL, segundo esta Convenção, com a finalidade de viabilizar as operações de compra e venda de energia elétrica entre os Agentes da CCEE, restritas ao Sistema Interligado Nacional – SIN, cuja criação foi autorizada nos termos do art. 4o da Lei no 10.848, de 15 de março de 2004, e do Decreto no 5.177, de 12 de agosto de 2004.

Capacidade instalada dos sistemas interligados – É o somatório das potências nominais das centrais geradoras e instalações de importação de energia em cada um dos sistemas interligados das regiões Norte/Nordeste e Sul/Sudeste/Centro-Oeste. Neste último caso não é considerada a potência nominal relativa à Itaipu Binacional.

Capacidade instalada nacional – É a soma das capacidades instaladas dos sistemas interligados, acrescida das capacidades instaladas dos sistemas isolados.

Capex - Capital Expenditures ou investimentos.

Capitalização - Aumento do patrimônio de uma empresa por meio da emissão de ações.

CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) - Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, cuja criação foi autorizada nos termos do art. 40 da Lei n0 10.848, de 15 de março de 2004 e do Decreto n0 5.177, de 12 de agosto de 2004. Atua sob autorização do Poder Concedente e da regulação e fiscalização da Aneel, com a finalidade de viabilizar as operações de compra e venda de energia elétrica entre os agentes da CCEE, restritos ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

CDB (Certificado de Depósito Bancário) – Títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos.

CDI (Certificado de Depósito Interbancário) - Taxa de referência no mercado de juros, originada da média negociada entre instituições financeiras.

CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) – Agência do governo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento, e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

CFURH (Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos) – Instrumento que busca ressarcir financeiramente os municípios atingidos pela água dos reservatórios das hidrelétricas.

Clientes Livres - São consumidores de energia que, de acordo com a Lei 9.074, de julho de 1995, e Resolução Aneel 264, de 13 de agosto de 1998, podem optar por comprar energia de qualquer distribuidor/ comercializador, negociando livremente o preço e duração do fornecimento de energia elétrica, conforme legislação e regulamentos específicos.

CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) – Na condição de órgão de assessoramento do Presidente da República, o conselho formula políticas e diretrizes energéticas.

COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) – Contribuição federal, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas. Em geral é destinada a financiar a seguridade social.

Companhia Aberta - Empresa que possui valores mobiliários de sua emissão registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para a negociação em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

Conselho de Administração - Tem entre suas principais competências a definição da estratégia, a eleição e a destituição do principal executivo, a aprovação da escolha ou da dispensa dos demais executivos sob proposta do executivo principal (CEO), o acompanhamento da gestão e o monitoramento dos riscos.

Conselho Fiscal - Sua função é fiscalizar a situação financeira da empresa. O conselho fiscal possui no mínimo três membros efetivos e três suplentes não ligados à empresa.

Contrato bilateral – Instrumento jurídico que formaliza a compra e venda de energia elétrica entre agentes da CCEE, tendo por objeto estabelecer preços, prazos e montantes de suprimento em intervalos temporais determinados.

Contrato de concessão - Instrumento legal celebrado entre a Aneel e o concessionário, formalizador da concessão, e que deverá ter cláusulas essenciais, entre outras as relativas ao objeto, à área e ao prazo; ao modo, à forma e às condições de prestação do serviço; aos critérios, indicadores, às fórmulas e aos parâmetros definidores da qualidade do serviço; ao prazo do serviço e aos critérios e procedimentos para o reajuste e revisão das tarifas; aos direitos, às garantias e obrigações do Poder Concedente e da Concessionária; aos direitos e deveres do usuário para obtenção e utilização do serviço; aos casos de extinção da concessão, à forma de fiscalização das instalações e dos equipamentos; às penalidades contratuais e administrativas; aos bens reversíveis; aos critérios para o cálculo e à forma de pagamento das indenizações devidas à concessionária, quando for o caso; à obrigatoriedade de prestação de contas da concessionária ao Poder Concedente; à exigência da publicação de demonstrações financeiras periódicas da concessionária; do foro e ao modo amigável de solução de divergências contratuais.

Contrato de Venda de Energia - Contrato bilateral de venda de energia, válido até 31 de dezembro de 2015, celebrado pela Companhia com a AES Eletropaulo, estabelecendo que toda a garantia física da Companhia esteja contratada através de um contrato firmado dentro das antigas regras que permitiam a contratação bilateral entre geradoras e distribuidoras de energia elétrica.

Contratos Iniciais - Contratos de compra e venda de energia elétrica herdados pelas geradoras e distribuidoras na privatização. De acordo com a Lei do setor elétrico os contratos iniciais deve ser reduzidos na proporção de 25% ao ano a partir de 2003.

Cotação - Preço de cada um dos títulos, ações, moedas estrangeiras ou mercadorias negociadas na Bolsa de Valores ou na B3.

Cotação de Abertura - Primeira cotação no dia de uma ação no pregão de uma Bolsa de Valores.

Cotação de Fechamento - Último preço no dia de uma ação no final de um pregão.

Covenants - Compromisso em um contrato de emissão de títulos, restringindo determinadas situações ou atividades com o objetivo de dar maior segurança ao financiador.

CVaR (Conditional Value at Risk/Valor Condicionado a um Dado Risco) – Metodologia que considera os cenários hidrológicos mais desfavoráveis na definição da política de operação do sistema. A aplicação da metodologia embute o custo do despacho termelétrico no Preço de Liquidação das Diferenças, usado nas operações do mercado de curto prazo.

CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

CSPE - Comissão de Serviços Públicos de Energia – CSPE.

Cusd - Contrato de Uso do Sistema de Distribuição - Contrato celebrado entre a permissionária e um usuário ou entre aquela e sua supridora, estabelecendo as condições gerais do serviço a ser prestado, os montantes de uso contratados por ponto de conexão, bem como as condições técnicas e comerciais a serem observadas para o uso do sistema de distribuição.

Cust - Contrato de Uso do Sistema de Transmissão - Contrato celebrado entre a permissionária e o Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, estabelecendo as condições técnicas e as obrigações relativas ao uso das instalações de transmissão, integrantes da Rede Básica, pela permissionária, incluindo a prestação de serviços de transmissão, sob supervisão do ONS, assim como a de serviços de coordenação e controle da operação do Sistema Interligado Nacional - SIN, pelo ONS.

CVM - Comissão de Valores Mobiliários. Órgão federal que disciplina, normatiza e fiscaliza o mercado de valores mobiliários.

Debêntures - Título que representa a captação de recursos de uma companhia com terceiros, tendo por base na escritura de emissão, onde constam todos os termos e as condições do empréstimo (remuneração, prazo, forma de amortização, garantias, conversibilidade, permutabilidade, se houver, etc.).

Demanda - Média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado.

Disclosure - Divulgação de informações abrangentes da atividade da empresa, facilitando a decisão do investidor e aumentando a sua proteção.

DITs - Demais Instalações de Transmissão

Dividend yield – Índice que mensura a rentabilidade relativa dos dividendos de uma empresa que é pago aos seus acionistas em relação à cotação atual da ação desta empresa em determinado período.

Dividendo - Distribuição aos acionistas de resultado em dinheiro, em proporção à quantidade de ações possuídas e com recursos oriundos dos lucros gerados pela empresa em um determinado período. Pela lei das S.A. deverá ser distribuído um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício social.

DNAEE - Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation & Amortization Expenses) - Resultados financeiros da empresa antes de serem subtraídos os juros, impostos, depreciação e despesas de amortização.

EIA (Estudo de Impacto Ambiental)/RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) – Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente responsáveis pela emissão de licenças ambientais para atividades consideradas potenciais de degradação e poluição devido à utilização de recursos naturais.

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) - Empresa pública federal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, criada pelo Decreto no 5.184, de 16 de agosto de 2004, com base no disposto na Lei no 10.847, de 15 de março de 2004.

ENA (Energia Natural Afluente) - Medida em MW médios, é uma forma de apresentar a situação da vazão de um rio em um dado momento. Usualmente é calculada em percentual para mostrar se está acima ou abaixo da média histórica de longo termo (média mensal do histórico de 1931 a 2011).

Energia livre - Energia elétrica gerada e não alocada a contratos iniciais ou contratos equivalentes, incluindo o excedente financeiro alocado às respectivas empresas relativamente ao transporte desta energia entre diferentes submercados.

Energia Secundária – Energia resultante do processamento de energia primária (que é natural e renova a si mesma) nos centros de transformação.

EPE (Empresa de Pesquisa Energética) - Empresa pública federal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, criada pelo Decreto n0 5.184, de 16 de agosto de 2004, com base no disposto na Lei nº 10.847, de 15 de março de 2004. É o órgão responsável pelo planejamento energético nacional, englobando geração, transmissão, distribuição, petróleo e gás.

ESS (Encargos de Serviços do Sistema) – Encargo setorial que representa o custo incorrido para manter a confiabilidade e a estabilidade do SIN para o atendimento do consumo da energia elétrica do Brasil.

Excedente financeiro - Diferença positiva entre o total de pagamentos e o total de recebimentos no MAE, que surge devido às transações de energia entre submercados e à diferença de preços.

FEC - Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora. Indica quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora.

Free float - percentual de ações em circulação sobre o capital total da empresa.

Garantia Física (Garantia Assegurada) – É a quantidade máxima de produção de energia elétrica que pode ser mantida pelas usinas hidrelétricas durante um determinado período de tempo, admitindo a ocorrência de todo possível risco, como a variabilidade hidrológica.

Gigawatt (GW) - Unidade de energia equivalente a um bilhão de watts.

Gigawatt (GWh) - Unidade de energia equivalente a um bilhão de watts por hora.

GSF (Generation Scaling Factor/Fator de Ajuste da Garantia Física) – O percentual de energia que todos os participantes do MRE estão gerando em relação ao total da sua Garantia Física.

Hedge - Estratégia pela qual investidores procuram cobrir. Para isso, realizam a operações no mercado financeiro, como futuros e opções (de moedas, juros, índices, commodities).

Hertz (Hz) - Freqüência: é expressa em termos de oscilações (vibrações) ou rotações por segundo.

IASC - Índice Aneel de Satisfação do Consumidor. É o resultado da pesquisa entre consumidores residenciais que a Agência realiza todo ano para avaliar o grau de satisfação com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. A pesquisa abrange toda a área de concessão das 64 distribuidoras no País.

IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) – Órgão federal responsável pela preservação, controle, fiscalização, e conservação do meio ambiente, além da realização de estudos sobre o meio ambiente e a concessão de licenças ambientais para empreendimentos que possam impactar a natureza.

IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. O órgão tem o objetivo de contribuir para otimizar o conceito de governança corporativa nas empresas do país, de forma a assegurar seu sucesso e perpetuação. A boa governança assegura equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade pelos resultados.

Ibovespa - Indicador da lucratividade média de uma carteira teórica, formada pelas ações mais negociadas de forma representativa nos pregões das Bolsas de Valores de São Paulo. O Ibovespa é revisto a cada quatro meses e serve como indicador do comportamento do mercado, aproximando sua composição o máximo possível da configuração real das operações realizadas no mercado à vista da Bovespa.

Ibri - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores. Fundado em 1997, é uma associação de profissionais que estão direta ou indiretamente ligados com as atividades de Relações com Investidores, que compreende finanças, marketing e comunicação entre a empresa e os acionistas, analistas de mercado, investidores institucionais e outros participantes do mercado e da comunidade financeira brasileira e internacional.

IBX - Índice Brasil. Índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bovespa.

ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – Órgão ambiental vinculado ao Ministério do Meio Ambiente responsável por fiscalizar, monitorar e proteger as Unidades de Conservação através do exercício do poder de polícia ambiental.

ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias

IEE (Índice de Energia Elétrica) – Índice setorial da B3 que tem como objetivo medir o desempenho do setor de energia elétrica.

IEX - Índice de Energia Elétrica.Índice setorial de lucratividade de ações das empresas geradoras, distribuidoras ou holdings de energia.

IFRS - International Financial Reporting Standards, correspondente às normas internacionais de contabilidade.

IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) – Índice de inflação mensal, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que calcula a variação de preços no mercado de atacado, consumo, e construção civil, considerando inclusive produtos importados. O indicador apura as variações de preços de matérias-primas agrícolas e industriais no atacado e de bens e serviços finais no consumo.

ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) – Ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa. Busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações.

IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) – Medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de inflação mensal calcula a variação dos preços no comércio, refletindo o custo de vida para famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.

JCP - Juros sobre o Capital Próprio. É uma forma de distribuição de resultados aos acionistas, instituída pela Lei nº 9.249/95, que permite que a companhia inclua, dentro do valor devido como dividendos ao acionista, parcela referente a juros pagos ou creditados, a título de remuneração do capital próprio, para uma finalidade fiscal. Tais juros são deduzidos para efeitos de apuração do lucro real.

Não existem, referências à essa letra.

LP (Licença Ambiental Prévia) – Procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.

Mecanismo de Realocação de Energia - Mecanismo de compartilhamento dos riscos hidrológicos associados à otimização eletro-energética do Sistema Interligado Nacional - SIN, no que concerne ao despacho centralizado das unidades de geração de energia elétrica.

MW (Megawatt) – Unidade de medida de energia mecânica ou elétrica, de fluxo térmico e de fluxo energético de radiação, equivalente a um milhão de watts.

Mercado de Capitais - Rede formada pelas bolsas de valores e instituições financeiras que negociam títulos emitidos por empresas. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e ao governo. Tem papel fundamental para o crescimento do país.

Mercado Spot – Mercado que admite transações em que a entrega da mercadoria ocorre a curto prazo e o pagamento é feito à vista. É comum recorrer a este mercado para a obtenção de energia elétrica com urgência, normalmente devido à escassez do recurso, o que torna os preços elevados.

Mercado Financeiro - É o mercado direcionado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com título de prazos variados.

Mercado livre - O segmento do mercado no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica, objeto de contratos bilaterais livremente negociados, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos.

MME - Ministério de Minas e Energia.

Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) - Mecanismo financeiro de compartilhamento dos riscos hidrológicos que afetam seus participantes, decorrentes particularmente dos efeitos da otimização centralizada do sistema sobre os níveis de geração de cada usina.

Mercado de Curto Prazo (MCP) - “Mercado” no qual são liquidadas as diferenças apuradas entre os requisitos e recursos de energia dos Agentes.

Mercado de Curto Prazo (Spot) - Segmento da CCEE onde são comercializadas as diferenças entre os montantes de energia elétrica contratados e registrados pelos Agentes e os montantes de geração ou consumo efetivamente verificados e atribuídos aos respectivos Agentes.

MRE (Mecanismo de Realocação de Energia) - É direcionado a um pleno aproveitamento do parque produtivo, resultando num processo de transferência de energia entre geradores.

MRGF – antigo MRA (Mecanismo de Redução de Garantia Física) – O MRGF tem como objetivo avaliar se as usinas participantes do MRE cumpriram ou não os requisitos de disponibilidade estabelecidos pelo ONS. Tal avaliação é feita por meio de uma comparação entre os parâmetros verificados de interrupções programadas e forçadas em relação aos parâmetros de referência estabelecidos pela ANEEL para uma usina. Quando os valores verificados superam os valores de referência, há redução da Garantia Física da usina apenas para fins de aplicação do MRE, não reduzindo o recurso da usina que pode ser comercializado através de contratos.

Nível d'água máximo normal de montante - Nível de água máximo no reservatório para fins de operação normal da usina, definido através dos estudos energéticos, correspondendo ao nível que limita a parte superior do volume útil.

Nível d'água mínimo normal de montante - Nível de água mínimo do reservatório para fins de operação normal da usina, definido através dos estudos energéticos, correspondendo ao nível que limita a parte inferior do volume útil.

Nível d'água normal de jusante - Nível d'água a jusante da casa de força para a vazão correspondente ao somatório dos engolimentos máximos de todas as turbinas, sem considerar a influência da vazão vertida.

ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) - Pessoa jurídica de direito privado autorizada a executar as atividades de coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica nos sistemas interligados.

P&D - Pesquisa e Desenvolvimento de Eficiência Energética

PCLD (Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa) – A provisão é realizada para cobrir perdas possíveis na cobrança das duplicatas a receber ou em outros créditos existentes na empresa. É constituída sempre que houver alguma evidência ou expectativa de perdas na realização destes créditos.

PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) - Empreendimentos hidrelétricos com potência superior a 1.000 KW e igual ou inferior a 30.000 KW, com área total de reservatório igual ou inferior a 3,0 Km2.

Pequenas centrais hidrelétricas - Empreendimentos hidrelétricos com potência superior a 1.000 kW e igual ou inferior a 30.000 kW, com área total de reservatório igual ou inferior a 3,0 km2, serão considerados como aproveitamentos com características de pequenas centrais hidrelétricas.

Período seco (S) - Formado por sete meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de maio a novembro.

Período úmido (U) - Formado por cinco meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de dezembro de um ano a abril do ano seguinte.

PIS (Programa de Integração Social) – O PIS tem a finalidade de promover a integração do empregado com o desenvolvimento da empresa em que trabalha. Através do cadastramento no programa, o trabalhador recebe um número de inscrição que possibilita consulta e saques de benefícios sociais.

PLD (Preço da Liquidação das Diferenças) – Preço de curto prazo, pelo qual são liquidadas as diferenças entre a energia contratada e gerada. A volatilidade do preço está diretamente relacionada à dinâmica das afluências.

Preços de energia elétrica - As Distribuidoras praticam tarifas e não preços. Preços referentes aos contratos de compra de energia celebrados entre consumidores do Grupo "A" e concessionário de serviço público de geração.

Produtor Independente de Energia Elétrica - A pessoa jurídica ou empresas reunidas em consórcio que recebam concessão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida por sua conta e risco.

Não existem, referências à essa letra.

Receita - VPA = Custos Não-Gerenciáveis do ano tarifário seguinte. VPB = Custos Gerenciáveis do ano tarifário passado. Instalações de Transmissão - Instalações para prestação do serviço público de transmissão de energia elétrica, abrangidas pelas Resoluções n° 166 e 167, de 2000, acrescidas das instalações de transmissão autorizadas por resolução específica da Aneel, aquelas integrantes de concessões de serviço público de transmissão outorgadas desde 31 de maio de 2000 e, ainda, as instalações de transmissão que tenham sido cedidas, doadas ou transferidas a concessionária de transmissão.

Rede básica - Instalações de transmissão pertencentes ao Sistema Elétrico Interligado, identificadas segundo resolução específica da Aneel.

Rentabilidade - É a taxa que indica o retorno de um investimento.

Reserva de potência para controle primário - É a provisão de reserva de potência ativa efetuada pelas unidades geradoras para realizar o controle primário de freqüência.

RGR - Reserva Global de Reversão, destinada à reversão, encampação e concessão de empréstimos a concessionárias para expansão e melhoria dos serviços públicos de energia elétrica. Instituída pela Lei nº 5.655, de 20 de maio de 1971, deveria terminar em 2002, mas foi prorrogada até o ano de 2010, conforme estabelecido pela Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002. É fixada em até 2,5% da quota anual de reversão que incidirá sobre os investimentos das concessionárias e permissionárias, observado o limite de 3% da receita anual.

Sazonalização – A sazonalização admite que o volume de energia entregue à AES Eletropaulo varie ao longo do ano, de acordo com a demanda do mercado atendido por aquela companhia. A variação normalmente acontece de acordo com as diferentes estações climáticas do ano.

SGA (Sistema de Gestão Ambiental) – Busca identificar, controlar, e melhorar constantemente impactos ambientais.

SGSSO (Sistema de Gestão de Segurvança e Saúde Ocupacional) – Conceito que estabelece requisitos relacionados à gestão da saúde ocupacional e segurança com o objetivo de conhecer melhor os riscos existentes na organização e minimizá-los.

SIN (Sistema Interligado Nacional) – Sistema hidrotérmico de grande porte, com forte predominância de usinas hidrelétricas, composto por usinas geradoras das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país. A operação no sistema é baseada na interdependência, integrando recursos hidrelétricos de geração e transmissão de energia para atender o mercado. A interligação viabiliza a troca de energia entre regiões com diferentes variações climáticas e hidrológicas, que tendem a ocasionar excedente ou escassez de produção. O sistema também prevê a redução de custos operativos e a minimização da produção térmica.

Tag along - extensão para todos os acionistas das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia

Taxa DI ou CDI - Taxa média dos Depósitos Interfinanceiros DI de um dia, "over extra grupo", expressa na forma percentual ao ano, base 252 (duzentos e cinqüenta e dois) dias úteis, calculada e divulgada pela CETIP, no Informativo Diário, disponível em sua página na Internet (www.cetip.com.br) e no jornal "Valor Econômico", edição nacional, ou, na falta deste, em outro jornal de grande circulação.

Taxa SELIC - Taxa dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

TAR (Tarifa Atualizada de Referência) - É utilizada para o cálculo da compensação financeira pela utilização de recursos hídricos. A tarifa é reajustada anualmente com base no IPCA.

TJLP - Taxa de Juros de Longo Prazo, conforme determinado pelo Conselho Monetário Nacional.

TUSD - Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição. Estabelecida pela Aneel e reajustada anualmente.

TUSDg (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição para as geradoras) – Tarifa destinada ao pagamento pelo uso do sistema de distribuição.

TUSDgeração - Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica aplicada a unidades geradoras conectadas aos sistemas de distribuição.

TUSTrb (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão) – Tarifa relativa ao uso de instalações da Rede Básica, que considera os custos de operação e expansão das linhas de transmissão.

TUST - Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão

US GAAP - Práticas contábeis geralmente aceitas nos Estados Unidos.

Usina de biomassa - Usina que produz energia elétrica a partir da queima de biomassa (resíduos vegetais e animais).

Valor patrimonial da ação - Valor do patrimônio líquido apurado em balanço dividido pela quantidade de ações existentes.

Volt (V) - Unidade de medida de diferença de potencial elétrico do Sistema Internacional definida como a diferença de potencial entre dois pontos de um condutor percorrido por uma corrente elétrica constante de um ampere, quando a potência dissipada entre os dois pontos é igual a 1 watt.

Watt (W) - Unidade de medida de energia mecânica ou elétrica, de fluxo térmico e de fluxo energético de irradiação, equivalente a uma transferência de energia de 1 joule por 1 segundo ou à energia produzida por uma corrente de 1 ampere através de uma diferença potencial de 1 volt; 1/746 de cavalo

Não existem, referências à essa letra.

Não existem, referências à essa letra.

Não existem, referências à essa letra.

logo índice sustentabilidade empresarial logo tiet3 logo tiet4 logo tiet11

Copyright 2015 AES Tietê - Todos os direitos reservados

Desenvolvido: RIWEB