Comunicado ao Mercado - 22/03/2013

AES Tietê S.A.
Companhia Aberta
CNPJ/MF N.º 02.998.609/0001-27
Av. Dr. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 939, 6º andar, parte I, Sítio Tamboré, Torre II do Condomínio Castelo Branco Office Park
Barueri, São Paulo

COMUNICADO AO MERCADO

A AES TIETÊ S.A. ("Companhia") comunica que a acionista BNDES Participações S.A. – BNDESPAR ("BNDESPar") indicou para os cargos de conselheiros fiscais da Companhia os profissionais abaixo indicados, cujas eleições serão deliberadas na próxima Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Companhia, prevista para ocorrer em 04 de abril de 2013:

Kurt Janos Toth - como conselheiro efetivo

Kurt Janos Toth é membro efetivo do conselho fiscal da AES Tietê S.A. desde abril de 2008. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1973), e pós graduado em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica/RJ em 1977. Atualmente é conselheiro fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. e AES Elpa S.A. (companhias abertas) desde maio de 2009 e membro do conselho deliberativo da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES – FAPES, desde 2012. No período entre julho de 1971 a março de 2008, trabalhou no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, onde exerceu as seguintes funções: (i) Economista no Departamento de Controle Interno; (ii) Chefe de Departamento no Departamento de Crédito; e (iii) Chefe de Departamento de Bens de Capital e de Indústrias Tradicionais da Área de Projetos Industriais. Participou de treinamentos nas áreas de projetos, gestão e finanças, tais como Environmental Management Workshop, promovido pela International Finance Corporation (IFC), e Corporate Credit Risk Analysis, promovido pela Standard & Poor’s, ambos em 2000. Kurt JanosToth foi membro do conselho fiscal da Vale S.A. (companhia aberta que atua no setor de mineração) e Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobrás (companhia aberta focada na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica).

Ana Paula de Sousa Soares - como conselheira suplente

Ana Paula de Sousa Soares é formada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1988), com MBA Finanças pelo IBMEC (2001) e MBA Executivo COPPEAD (2012). Atualmente é gerente do departamento de Biocombustíveis do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, responsável pela análise e acompanhamento de projetos de empresas dos setores de biocombustíveis e energia de biomassa.

Maria Carmem Westerlund Montera - como conselheira efetiva

Maria Carmen Westerlund Montera é membro efetiva do conselho fiscal da AES Tietê S.A. desde maio de 2011. É economista formada pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro da Universidade Cândido Mendes, é também bacharel em Letras pela PUC/RJ, com especialização em Mercado de Capitais na EPGE/FGV-RJ e possui MBA pela Coppead/UFRJ. Atualmente é: (i) economista do Departamento de Gestão e Acompanhamento de Carteira da BNDESPar; (ii) membro do conselho de administração e membro do comitê de auditoria da TUPY S.A. (companhia aberta voltada à indústria metalúrgica de fundição), desde 2006; e (iii) membro do conselho fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo, e AES Elpa S.A. (companhias abertas). Foi gerente responsável pela análise e acompanhamento de investimentos na BNDES Participações S.A.- BNDESPAR em empresas diversas e em fundos de investimento desde 1987; e Chefe do Departamento de Comunicação e Cultura do BNDES em 2004. Foi também membro do conselho de administração e dos comitês de financeiro e de gestão da Brasil Ferrovias S.A. e da Ferronorte (companhias concessionárias de ferrovias), ambas abertas; membro dos comitês de investimentos do Fundo FIP Brasil Energia e do Fundo de Petróleo, Gás e Energia – Fundo de Investimento em Participações e membro do conselho de administração de Spes prestadoras de serviço para a Petrobrás (Companhia de recuperação Secundária - CRSEC, Marlim Participações e Nova Marlim Participações), membro suplente do Conselho de Administração da NET Serviços de Comunicação S.A. (companhia aberta) e membro do conselho de administração da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro - CEG (companhia aberta voltada à operação de serviços públicos de gás).

Joaquim Dias de Castro - como conselheiro suplente

Joaquim Dias de Castro é membro do conselho fiscal da AES Tietê S.A. desde abril de 2012. É economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Economia pela EPGE/FGV-RJ. Atualmente é: (i) gerente do departamento de acompanhamento e gestão da carteira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES desde novembro de 2007; e (ii) membro do conselho fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta), desde abril de 2011. Foi membro do conselho de administração da Light S.A. (companhia voltada à distribuição, geração, comercialização e prestação de serviços de energia), da CTX Participações S.A. (companhia voltada à administração e participação de outras sociedades), Telemar Participações S.A. e Tele Norte Leste Participações S.A. (companhias voltadas ao setor de telecomunicações) e Rede Energia S.A. (companhia voltada à distribuição, comercialização e geração de energia), todas companhias abertas.

Roberto Lamb - como conselheiro efetivo

Roberto Lamb é membro do conselho fiscal da AES Tietê S.A. desde abril de 2008. É licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), pós-graduado em Economia Monetária pela FRE/RS (1987) e mestre em Administração (Finanças) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é: (i) Professor de Administração Financeira (graduação e pós-graduação) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1998; e (ii) Conselheiro fiscal na AES Elpa S.A. (companhia aberta). No período entre dezembro de 1969 e novembro de 1997 trabalhou no Banco do Brasil S.A. (instituição financeira). Foi membro do conselho fiscal das seguintes companhias: Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta que atua na distribuição de energia elétrica, Brasil); Seara Alimentos S.A. (companhia aberta focada na indústria de alimentos, Brasil), Marcopolo S.A. (companhia aberta que atua na indústria de carrocerias de ônibus e vans, Brasil), Gerdau S.A. (companhia aberta que atua no setor siderúrgico, Brasil), Rio Grande Energia S.A. (companhia aberta que atua na distribuição de energia elétrica, Brasil) e Marfrig Alimentos S/A (companhia aberta que atua na industria de alimentos, Brasil).

Sebastião Bergamini Júnior - como conselheiro suplente

Sebastião Bergamini Júnior é membro suplente do conselho fiscal da AES Tietê S.A. desde abril de 2008. É formado em Contabilidade pela Faculdade Moraes Junior e pós-graduado em finanças corporativas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, também é certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (conselho de administração e conselho fiscal), pelo ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (administração em fundos de pensão) e ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (CPA - 20). Atualmente é: (i) Sócio Consultor da ASCOT Assessoria, Consultoria e Treinamento S/C Ltda. (companhia que presta serviços de assessoria, consultoria e treinamento para empresas) desde maio de 2008; e (ii) Membro do conselho fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta). Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) Diretor de Administração e Finanças da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (sociedade de economia mista focada no setor de desenvolvimento industrial) desde agosto de 2009 a junho de 2010; (ii) Membro do conselho deliberativo da Fundação de Assistência e Previdência Social do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (FAPES) de abril de 2007 a março de 2011; (iii) Foi funcionário do BNDES por 31 anos (de 1977 a 2008), sendo: (a) Subchefe da Auditoria Interna do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, de 2004 a 2008; (b) Gerente do departamento de avaliação de risco de crédito de empresas não-financeiras de novembro de 1989 a abril de 2004; (c) Gerente de análise de projetos de investimentos na área de infra-estrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES por um 1 ano; (d) Gerente de carteira de investimento, acompanhamento e venda de produtos de renda variável do BNDESPar por dois anos; e (vii) Analista de projetos industriais por dez anos. O Sr. Sebastião Bergamini Júnior foi membro do conselho fiscal da AES Elpa S.A. (companhia aberta), da Companhia Vale do Rio Doce (companhia aberta) e presidente do conselho fiscal da Fundação de Assistência e Previdência Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (FAPES), de novembro de 2002 a março de 2007.

Barueri, 22 de março de 2013.

Rinaldo Pecchio Junior
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

logo índice sustentabilidade empresarial logo tiet3 logo tiet4 logo tiet11

Copyright 2015 AES Tietê - Todos os direitos reservados

Desenvolvido: RIWEB