Comunicado ao Mercado - 16/12/2011

COMPANHIA BRASILIANA DE ENERGIA
Companhia Aberta
CNPJ/MF N.º 04.128.563/0001-10
NIRE 35.300.183.550

COMUNICADO AO MERCADO

COMPANHIA BRASILIANA DE ENERGIA, companhia aberta, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Lourenço Marques, 158, 1º andar, Vila Olímpia, CEP 04547-100, inscrita no CNPJ/MF sob n.º 04.128.563/0001-10 (“Companhia”), em observância ao disposto no artigo 12, caput e § 4º da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários n.º 358, de 03 de janeiro de 2002, conforme alterada (“ICVM 358/02”), comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral o quanto segue:

A Companhia recebeu correspondências da AES Cemig Empreendimentos II, Ltd., com sede nas Ihas Caimã (“AES Cemig”) e da AES Cemig II CV, com sede na Holanda (“AES Cemig II”) informando a respeito da alienação, pela AES Cemig à AES Cemig II, de participação societária indireta correspondente a 45,05% do capital social votante e 41,58% do capital social total da Companhia.

Adicionalmente, a Companhia recebeu correspondência da La Plata III, Ltd., com sede na Holanda, AES GEI, LLC, com sede nos Estados Unidos da América, AES GEH Inc., com sede nos Estados Unidos da América e AES GEH Holdings, LLC, com sede nos Estados Unidos da América (“Sociedades”), comunicando que adquiriram participação, direta ou indireta, na AES Cemig II.

A AES Cemig, AES Cemig II e as Sociedades comunicaram que são controladas direta ou indiretamente pela The AES Corporation e explicaram que a operação insere-se no âmbito de reorganização societária do grupo controlado pela The AES Corporation, de modo que não houve alteração na composição do controle ou estrutura administrativa da Companhia.

No Anexo I ao presente comunicado reproduzimos as cartas recebidas dos representantes das sociedades.

São Paulo, 16 de dezembro de 2011.

Britaldo Pedrosa Soares Diretor-Presidente e de Relações com Investidores

[TRADUÇÃO LIVRE]
15 de dezembro de 2011.

A
COMPANHIA BRASILIANA DE ENERGIA
Rua Lourenço Marques, 158, 1º andar, sala C, Vila Olímpia
São Paulo – SP
CEP 04547-100

At.: Sr. Britaldo Pedrosa Soares
Diretor-Presidente e de Relações com Investidores

Ref.: Alienação de Participação Societária Relevante

Prezado Senhor Britaldo,

AES Cemig Empreendimentos II, Ltd., com sede nas Ilhas Caimã (“Sociedade”), vem, por meio desta, comunicar a alienação, nesta data, de sua participação indireta na COMPANHIA BRASILIANA DE ENERGIA, companhia aberta, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Lourenço Marques, 158, 1º andar, sala C, Vila Olímpia, CEP 04547-100, inscrita no CNPJ/MF sob n.º 04.128.563/0001-10 (“Companhia”), correspondente 45,05% do capital social votante e 41,58% do capital social total da Companhia.

Referida alienação de participação indireta é resultado da transferência à AES Cemig II CV, com sede na Holanda, de 94,14% da participação direta da AES Cemig Empreendimentos II, Ltd. no capital social total e votante da AES Brazilian Holdings, Ltd., com sede nas Ilhas Caimã.

Atualmente, a AES Brazilian Holdings, Ltd. é titular de 95,71% do capital social total e votante da AES Holdings Brasil Ltda., com sede no Brasil, inscrita no CNPJ/MF sob n.º 05.692.190/0001-79 (“AES Holdings Brasil”).

A AES Holdings Brasil é titular de 50% mais uma ação do capital social votante e 46,15% do capital social total da Companhia.

Em atendimento à legislação aplicável, informamos que a Sociedade era titular apenas da participação indireta na Companhia ora alienada. Desse modo, em virtude da realização da operação, a Sociedade declara não ser mais titular de qualquer ação, debênture conversível em ações, bônus de subscrição ou qualquer outro direito de subscrição de ações ou opção de compra de ações de emissão da Companhia.

Adicionalmente, ressaltamos que a alienação insere-se no âmbito de reorganização societária do grupo controlado pela The AES Corporation. Assim, não altera a composição do controle ou a estrutura administrativa da Companhia, que continua controlada indiretamente pela The AES Corporation.

Sendo essas as nossas considerações para o momento, reiteramos nossos votos de elevada estima e consideração e permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.
Atenciosamente,

AES Cemig Empreendimentos II, Ltd.

[TRADUÇÃO LIVRE]

15 de dezembro de 2011.

A
COMPANHIA BRASILIANA DE ENERGIA
Rua Lourenço Marques, 158, 1º andar, sala C, Vila Olímpia
São Paulo – SP
CEP 04547-100
At.: Sr. Britaldo Pedrosa Soares
Diretor-Presidente e de Relações com Investidores
Ref.: Aquisição de Participação Societária Relevante

Prezado Senhor Britaldo,

AES Cemig II CV, com sede na Holanda (“AES Cemig II”), vem, por meio desta, comunicar a aquisição, nesta data, de participação indireta na COMPANHIA BRASILIANA DE ENERGIA, companhia aberta, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Lourenço Marques, 158, 1º andar, sala C, Vila Olímpia, CEP 04547-100, inscrita no CNPJ/MF sob n.º 04.128.563/0001-10 (“Companhia”), correspondente a 45,05% do capital social votante e 41,58% do capital social total da Companhia.

Referida participação indireta é resultado da aquisição pela AES Cemig II de 94,14% do capital social total e votante da AES Brazilian Holdings, Ltd., com sede nas Ilhas Caimã.

Atualmente, a AES Brazilian Holdings, Ltd. é titular de 95,71% do capital social total e votante da AES Holdings Brasil Ltda., sociedade limitada com sede no Brasil, inscrita no CNPJ/MF sob n.º 05.692.190/0001-79 (“AES Holdings Brasil”).

A AES Holdings Brasil é titular de 50% mais uma ação do capital social votante e 46,15% do capital social total da Companhia.

Adicionalmente, La Plata III, Ltd., com sede na Holanda, AES GEI, LLC, com sede nos Estados Unidos da América, AES GEH Inc., com sede nos Estados Unidos da América e AES GEH Holdings, LLC, com sede nos Estados Unidos da América (“Sociedades”), vêm, por meio desta, comunicar a aquisição de participação indireta na Companhia, por meio de participação direta ou indireta na AES Cemig II. Comunicam, ainda, que são todas controladas direta ou indiretamente pela The AES Corporation.

A AES Cemig II e as Sociedades ressaltam que a operação insere-se no âmbito de uma reorganização societária do grupo controlado pela The AES Corporation. Assim, não altera a composição do controle ou a estrutura administrativa da Companhia, que continua controlada indiretamente pela The AES Corporation.

Em atendimento à legislação aplicável, informamos que, antes da reorganização societária, a AES Cemig II e as Sociedades não eram titulares, direta ou indiretamente, de qualquer ação, debênture conversível em ações, bônus de subscrição ou qualquer outro direito de subscrição de ações ou opção de compra de ações de emissão da Companhia.

Por fim, reiteramos que a AES Cemig II e as Sociedades irão aderir como intervenientes ao acordo de acionistas da Companhia, celebrado em 22 de dezembro de 2003, conforme aditado, entre a AES Holdings Brasil e BNDES Participações S.A. BNDESPAR.

Sendo essas as nossas considerações para o momento, reiteramos nossos votos de elevada estima e consideração e permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Atenciosamente,

AES Cemig II, CV

La Plata III, Ltd.

AES GEH Inc.

AES GEH Holdings, LLC

AES GEI, LLC

logo índice sustentabilidade empresarial logo tiet3 logo tiet4 logo tiet11

Copyright 2015 AES Tietê - Todos os direitos reservados

Desenvolvido: RIWEB